Fundado em 1986, os 10 princípios centrais do Burning Man são sobre celebrar a auto expressão, responsabilidade cívica e arte.
É uma experiência difícil de ser definida em poucas palavras ou até mesmo da perspectiva de alguém. Está infinitamente além do que a maioria das pessoas imaginam que é: um grande festival de música eletrônica no deserto. A parte do deserto é muito real e é melhor você estar bem preparado!
O Burning Man é, antes de tudo, uma incrível demonstração de criatividade e auto expressão humana quando você lhes dá espaço e liberdade para exercê-los. Os 75.000 participantes são simultaneamente os espectadores e os "criadores" do evento.
O enorme espaço é dividido em duas áreas principais: a área de camping formada por uma série de ruas que se cruzam e entrelaçam e uma "playa aberta" reservada para instalações de arte.
Explorar essas áreas é uma experiência sem fim, pois estão sempre mudando com centenas de veículos mutantes e artísticos de todos os tamanhos, formas, cores, sons e efeitos de luz "planando" pelas ruas ou pela vasta paisagem aberta da “playa”.
Artistas e engenheiros de todos os cantos do planeta trazem suas idéias e projetos para construir uma enorme variedade de instalações de arte na playa. Este ano, as instalações incluíram um orbe gigante de 100 metros de diâmetro e uma esfera de cinco andares coberta com uma pele móvel de cascas de origami e pontas radiantes iluminadas com mais de 100.000 LEDs.
Muitas das instalações de arte, incluindo "O Homem" e ”O Templo”, são queimadas até o chão no final do evento para seguir um de seus principais princípios, que é "não deixar vestígios".
Além disso tudo, existem dezenas de carros de som mutantes, todos eles com sistemas de som potentes, de muita qualidade e DJs de renome mundial, que passeiam pela playa com festas que começam ao pôr do sol e terminam depois do nascer do sol!
Para viver o Burning Man é preciso preparação. Muitos disso. Todos devem trazer sua própria comida, água e acessórios para ajudar a sobreviver às condições inóspitas do deserto. Ler o "Guia de Sobrevivência" é uma obrigação.